Pesquisar este blog

Carregando...

15 de abril de 2011

Caxias - Maranhão, fotos e história da cidade


 
caxias, Por vania chaves
caxias
caxias, Por vania chaves
caxias
caxias, Por vania chaves


Sítio Sinos D´Água-Foto:Washington@silva
Sítio Sinos D´Água-

Memorial da Balaiada-Foto:overmundo
Memorial da Balaiada-

Prefeitura Municipal-Foto:Isaias Cunha
Prefeitura Municipal
matriz de São Benedito-Foto:Vicente A. Queiroz
matriz de São Benedito
, Por itamita mota

 Por antonio fabio

veneza em caxias, Por Leticia Reis
veneza em caxias
Praça gonçalves dias, Por Sílvia bizil fagundes da silva
Praça gonçalves dias
Vista do morro do alecrim, Por Sílvia bizil fagundes da silva
Vista do morro do alecrim
centro, Por Sílvia bizil fagundes da silva
centro
Centro de cultura, Por Sílvia bizil fagundes da silva
Centro de cultura
Gonçalves dias, Por Sílvia bizil fagundes da silva
Gonçalves dias
Caxias
Caxias

A estação em 2002
A estação em 2002

Antiga estação
Antiga estação

Igreja  Nossa Senhora de Nazaré
Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Praça São Judas Tadeu
Praça São Judas Tadeu

Centro Cultural
Centro Cultural

Av. Nereu Bitencourt
Av. Nereu Bitencourt

Mapa
Mapa


 
HISTÓRIA DA CIDADE
Caxias originou-se de um aglomerado de aldeias dos índios Timbiras e Gamelas, que ali se fixaram fugindo à perseguição do colonizador português. Fala-se, também, da ocupação das terras por um fazendeiro e de que em torno da fazenda teria se formado um arraial. As controvérsias são muitas, pois praticamente toda a documentação sobre a origem da cidade foi destruída durante a guerra da Balaiada. Os focos de ocupação indígena deram-se, às margens do rio  Itapecuru, sendo unificados, depois, pelos jesuítas que vieram da região do São Francisco, povoando São José das Aldeias, atual bairro da Tresidela. A denominação da cidade de Caxias foi uma homenagem à linda quinta real do Marquês de Pombal, antiga residência dos reis de Portugal. Ficou sendo Caxias das Aldeias Altas, mais tarde reduzida a Caxias. Esta palavra tem origem no nome ‘Cachia”, flor do arbusto chamado “Corona Christ”. O vocábulo deriva de cacho, antigamente escrito “Cachias”. A evolução histórica de Caxias registra-se muito antes dela ser Vila, pois, em 1796, era ponto central de comunicação entre as capitanias do Ceará, Pernambuco, Bahia e o vasto sertão. Os jesuítas, com seus trabalhos catequéticos, conseguiram socializar e juntar as aldeias abandonadas, e em 1812 tornou-se Vila, época em que foram edificadas as igrejas de Nossa senhora da Conceição e de São José e, mais tarde, a de São Benedito. Um dos fatos marcantes na evolução de Caxias foi a luta pela adesão à Independência, quando as tropas comandadas pelo major Salvador Cardoso de Oliveira e por João da Costa Alecrim, bateram as tropas comandadas pelo militar português, João da Cunha Fidiê. Na ocasião das lutas pela independência, Caxias era a vila mais importante da província do Maranhão. A maior revolução maranhense (1838/41) teve seu ápice no Morro do Alecrim, antigo Morro das Tabocas. Foi no Quartel General ali localizado, após derrotar os rebeldes da Balaiada, que Luís Alves de Lima e Silva foi agraciado pelo Imperador com título honorífico de Barão de Caxias, Marquês e ,finalmente, depois de muitas glórias na Guerra do Paraguai, elevado a Duque. A guerra chamou-se Balaiada devido a um dos chefes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, ter a alcunha de “Balaio” (balaio-cesto fabricado com talas de taquara, cipó ou bambu). A Balaiada teve sua origem numa escaramuça de tropeiros e soldados de polícia na longínqua Vila das Mangas do Iguará, próximo a vargem Grande, e estendeu-se por quase todo o interior do Maranhão, envolvendo cerca de 10mil homens. Os balaios ocuparam cidades importantes como Caxias, que era rica, populosa, grande empório comercial e localizada em posição estratégica. Na análise do historiador maranhense Carlos Lima, a Balaiada “ foi um grande e formidável desabafo contra a polícia a serviço do Coronel, contra o feitor cruel e subserviente”.
Significado do Nome


Aniversário da Cidade
1º de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Clima 
Equatorial
Temperatura Média
26,7° C

hspace=0 COMO CHEGAR
Partindo de São Luiz: BR-316
Localização
Município da Região dos Cocais no Estado do Maranhão
Limites
Timon, Codo, Coelho Neto, São João do Soter, Teresina.
Acesso Rodoviário
BR-135, BR-101, BR-316
Distâncias
371 km da Capital
hspace=0 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Praça Magalhães de Almeida ( Praça da Catedral
Ruínas da Balaída
Localizado no no Morro do Alecrim, foi antigo quartel de polícia, que abrigou as tropas do português José da Cunha Fidié e de Duque de Caxias.
Balneário Veneza
A menina dos olhos dos caxiense, aqui minam no solo pequenas fontes de águas mimerais e existe lagos com lamas medicinais, cientificamente compravado por pesquisadores franceses.
Centro de Cultura
Localizado à Praça do Pantheon, funciona desde 1976 - quando foi restaurado pelo gopverno federal, no prédio da antiga Companhia Textil Caxiense.
Morro do Alecrim
De onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade. Palco das duas maiores batalhas do município: a da Independência e a Balaiada. No local encontram-se instalados a Univerdade Estadual do Maranhão - UEMA e o Museu da Balaíada.
Prefeitura
Inaugurado em 1922 abrigava o antigo Mercado Central da cidade, o prédio conserva sua fachada original(que historiadores supõe que o projeto do prédio foi feito feito por Duque de Caxias, após a Guerra da Balaída, para servir de quartel) o local foi reformado, passando a ser a sede do Governo Municipal
Estação Ferroviária

E. F. Caxias a Cajazeiras (1895-1919)
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997) 
CAXIAS
Município de Caxias, MA
Linha tronco - km 372,642 (1960)   MA-3678
Inauguração: 05.04.1895
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1915 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caxias foi inaugurada em 1895. A estação construída nos anos 1910, quando a ligação de Caxias a São Luiz foi posta em tráfego. O antigo pátio, que possuía duas casinhas, hoje está abandonado. A casinha para trens de carga não mais existe. A casinha já foi demolida.
hspace=0 EVENTOS






hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Caxias.
hspace=0 gabinete@caxias.ma.gov.br
hspace=0 (99) 563-1128 - Fax: (98) 563-1185/1127  
hspace=0 220 Volts
hspace=0 
hspace=0
hspace=0 
hspace=0 


CARTÓRIO DO 1º OFíCIO
PRAÇA GONCALVES DIAS - CENTRO
CAXIAS-MA
Telefone : (99) 3521-2314



Créditos
Informações e fotos
Sites: www.famem.org.br
         www.caxiasmaranhao.com.br
         www.ondehospedar.com.br
         http://caxias.ma.gov.br/
         www.estacoesferroviarias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos, vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...