Pesquisar este blog

Carregando...

15 de abril de 2011

Imperatriz - Maranhão , fotos e história da cidade


Beira Rio, Por Evaldo Melo
Beira Rio
Estádio Frei Epifánio Da Abadia, Por Evaldo Melo
Estádio Frei Epifánio Da Abadia
Imperatriz - , Por Evaldo Melo
Imperatriz -
Centro de Imperatriz, Por Evaldo Melo
Centro de Imperatriz
Lago da Beira Rio. Por Evaldo Melo
Lago da Beira Rio
Ponte Dom Afomso F. Gregory sob o Rio Tocantins em Imperatriz-MA, Por Evaldo Melo
Ponte Dom Afomso
Belém Brasilia (emtromcamento de Imperatriz), Por Evaldo Melo
Belém Brasilia (emtromcamento de Imperatriz)
Primeira Igreja Cristã Evangélica de Imperatriz-Foto:Nando Cunha
Primeira Igreja Cristã Evangélica de Imperatriz-

Praça Brasil-Foto:Nando Cunha
Praça Brasil

Igreja de Santa Tereza-Foto:Nando Cunha
Igreja de Santa Tereza
Avenida Bernardo Sayão-Foto:Nando Cunha
Avenida Bernardo Sayão
Aeroporto de Imperatriz-Foto:Nando Cunha
Aeroporto de Imperatriz
Igreja N.S. do Perpétuo Socorro foto

por Nando Cunha
Igreja N.S. do Perpétuo Socorro
Calçadão foto por Nando Cunha
Calçadão

Praça União foto Fernando Cunha
Praça União
Imperatriz foto Imperatriz
Imperatriz
Imperatriz
Imperatriz

rio tocantins, Por Fernanda Miranda
rio tocantins
rio tocantins, Por Fernanda Miranda
rio tocantins, Por Fernanda Miranda

Catedral de N.S.de Fátima-Foto:Vicente A. Queiroz
Catedral de N.S.de Fátima-Foto:Vicente A. Queiroz

 HISTÓRIA DA CIDADE 0 surgimento de Imperatriz começou a ser desenhado nos fins do Século XVI e início do século XVII, com a iniciativa dos bandeirantes, que, partindo de São Paulo, buscavam nos confins do Norte, a riqueza, o desconhecido e a aventura.
Enquanto os bandeirantes navegavam da nascente em busca da foz, paralelamente as entradas governamentais e/ou religiosas subiam o rio, tentando alcançar suas nascentes. Das entradas realizadas, a que mais nos interessa foi a que se realizou no ano de 1658 pelos jesuítas Padre Manuel Nunes e Padre Francisco Veloso, que teriam sido os primeiros a utilizar o sítio onde hoje está Imperatriz.
A fundação de Imperatriz se deu em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 26 de junho de 1849. Frei Manuel Procópio do Coração de Maria, capelão da expedição, foi o fundador da povoação, que recebeu inicialmente o nome oficial de Colônia Militar de Santa Teresa do Tocantins.
Depois de quatro anos, em 27 de agosto de 1856, a lei nº 398 criou a Vila de Imperatriz. Com o tempo, sua denominação foi sendo simplificada pela população, havendo documentos anteriores à Abolição em que a vila é mencionada simplesmente como Imperatriz. Sua elevação à categoria de cidade é datada de 22 de abril de 1924, no governo Godofredo Viana (Lei n.º 1.179). Até o ano de 1958, quando foi iniciada a construção da rodovia Belém Brasília, o município de Imperatriz e sua sede permaneceram geográfica e politicamente distantes de São Luís, do que resultou um lento crescimento econômico e populacional.
A partir de 1960, entretanto, Imperatriz experimentou acelerado surto de desenvolvimento e, já na década de 1970, era considerada a cidade mais progressista do país, recebendo contigentes migratórios das mais diversas procedências. Hoje, por força de seu desempenho nos setores de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Estado e o principal da região que aglutina o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará. A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, entre eles os de Princesa do Tocantins e Portal da Amazônia. 

Significado do Nome

Nome dado em homenagem à imperatriz Tereza Cristina
Aniversário da Cidade

16 de Julho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Hoje, por força de seu desempenho nos setores da agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Estado do Maranhão.
Clima 
Tropical 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Oeste Maranhense 
Limites
Cidelândia, São Francisco do Brejão, Davinópolis, Senador La Rocque, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Rio Tocantins.
Acesso Rodoviário
BR-010 (Belém-Brasília), BR-226, BR-222, e ainda com a MA-122, MA-123 e MA-280, além da ferrovia Norte-Sul, que faz conexão com a Ferrovia de Carajás.
Distâncias
484 km da Capital 
hspace=0 TURISMO
Principais Pontos Turísticos
Artesanato
Com artigos confeccionados em cerâmica, palha, couro, corda raízes, o artesanato também merece ser apreciado pois é muito importante para todos em exclusividade aos analfabetos que dedicam a sua vida ao artesanato.Ele rende muito e por isso faz parte da econômia e cultura brasileira.
hspace=0 EVENTOS
- Folclore - No folclore o Lindô, o Bumba -meu -boi e as Quadrilhas Juninas são as mais importantes manifestações, de origem espanhola, o Lindô é uma dança típica com indumentária própria e que foi trazida a Imperatriz graças ao incentivo do Frei Manuel Procópio, O Bumba-meu-boi, manifestação comum no litoral maranhense, só recentemente foi introduzido nessa região.





hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Imperatriz.
hspace=0 moura@jupiter.com.br
hspace=0 (98) 722-3012 - Fax: (98) 722-3012

hspace=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos, vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidore