Pesquisar este blog

Carregando...

14 de abril de 2011

Sobral - Ceará, fotos e história da cidade

Vista aérea-Foto:ArthurFrota
Vista aérea

Igreja das Dores-Foto:Vandi Jr.
Igreja das Dores

Praça e Teatro São João-Foto:Vandi Jr.
Praça e Teatro São Joãor

Centro-Sobral-Foto: ITAMAR NEIVA
Centro-Sobral
Vista Aerea do Arco, Por Antonio Ataide Araujo
Vista Aerea do Arco, Por Antonio Ataide Araujo

Vista Aérea, Por suely mendes
Vista Aérea, Por suely mendes

Casa da Cultura, Por suely mendes
Casa da Cultura

Museu do Eclipse, Por suely mendes
Museu do Eclipse
Museu Dom José, Por suely mendes
Museu Dom José
Palácio das Ciências, Por suely mendes
Palácio das Ciências
pinheiro, Por marcelo  ramos
pinheiro
Aeroporto Municipal
Aeroporto Municipal

Estádio do Junco
Estádio do Junco

Girados dos Quiosques
Girados dos Quiosques

Faculdade de Medicina
Faculdade de Medicina

Açudes
Açudes

Paço Municipal
Paço Municipal




Mapa
 HISTÓRIA DA CIDADE
Durante o séc XVII diversas famílias pernambucanas se instalaram na região, a fim de criarem gado. Estes beneficiários, procuraram aumentar e desenvolver seus domínios, e alcançaram a prosperidade gerando diversos arraiais. Um deles, o Capitão Antônio Rodrigues Magalhães erqueu a Fazenda Caiçara, que originou o povoado chamado Caiçara. Em 1743, o Capitão doou parte de suas terras para a Construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição e, em torno desta, surgiram as primeiras casas da povoação. Caiçara foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral, em 1773, e à categoria de Cidade, com o nome de Fidelíssima Cidade de Januária do Acaraú, em 1841. Em 1842, passou a se chamar Cidade de Sobral. Há 50 anos atrás, a cidade era o mais importante pólo comercial do norte do Estado. Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza.
Significado do Nome
Seu nome significa abundância de árvore.



Aniversário da Cidade
05 de Julho
hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Município Histórico, principal cidade da zona norte do Estado, Sobral é conhecido como a Princesa do Norte. Apresenta arquitetura rica em sobrados antigos, reduto de famílias tradicionais da história do País. Atualmente, continua sendo umas das mais importantes cidades para a economiza cearense, por causa da industrialização. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Clima 
Quente e Seco

Temperatura Média
30º C


hspace=0 COMO CHEGAR
O acesso é pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí, ao Maranhão e ao Pará.

Localização
Situada na Região Noroeste do Ceará
Limites
Limita-se ao norte com os municípios de Massapê, Santana do Acaraú e Meruoca, ao sul com Santa Quitéria, Groaíras e Cariré, a leste com Itapipoca, Irauçuba e Canindé, e a oeste com os municípios de Coreaú, Mucambo e Alcântara.
Acesso Rodoviário
BR-222
Distâncias

235 Km de Fortaleza
hspace=0 TURISMO



Principais Pontos Turísticos


Arco de N. Sra. de Fátima
Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII. Frei Vidal de Fraccardo veio do Convento da Penha, de Recife, para Sobral em 1797, para pregar Missões, tendo incentivado os fiéis a construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores. A Cruz das Almas foi demolida em 1929 pelo Prefeito José Jácome de Oliveira. Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora que o encima.
Becco do Cotovelo
No final do século XVIII, surgiram as primeiras casas no Largo do Rosário, construídas sem alinhamento, provocando uma visível irregularidade no traçado das primitivas ruas. Aos poucos foram-se delineando as vias, que ligavam esse espaço urbano ao núcleo inical da povoação de Caiçara, a praça da Matriz. Entre a Rua Velha do Rosário, hoje Cel. José Sabóia, e a Rua Nova do Rosário, hoje Cel. Ernesto Deocleciano, foi aberto um beco interligando as duas vias: o Becco do Cotovelo nascia para facilitar o acesso dos pedestres entre as movimentadas ruas. São aproximadamente 150 anos de história, ligada à tradição popular sobralense. Nos cem metros de extensão de peculiar traçado, reúnem-se no seu calçadão pesoas que querem não só negociar qualquer tipo de produto, mas, principalmente saber das últimas novidades da política, futebol, sociedade e discutir uma infinidade de assuntos que só a ocasião determina. No Becco do Cotovelo encontram-se bares, restaurantes, loterias, vendedores ambulantes e uma banca onde são feitas apostas sobre os mais variados assuntos. É considerado um dos locais mais pitorescos da Cidade, em virtude da comunicação fácil e variada dos cidadãos que para ali marcam encontro. O Becco do Cotovelo, espaço lúdico e etnológico, é o ponto de maior atração no cotidiano da Cidade, por veicular a cultura oral, costume por demais característico do interior cearense.
Casa da Cultura de Sobral
 
Principal espaço de artistas de Sobral e da região, dotada de uma dinâmica infra-estrutura e moderno acervo de arte e cultura, a Casa da Cultura de Sobral se sobressai dentre os demais projetos já implantados na Cidade, pelo seu papel de revitalizadora do patrimônio histórico-cultural. Nela constam uma biblioteca virtual, oficinas de arte e sala de cinema. Nascida sobre os escombros do tradicional solar dos Figueiredo, a Casa da Cultura de Sobral serve como símbolo do nascimento de uma nova consciência cultural sobralense, dando aos artistas um espaço digno e a oportunidade de novas pessoas ingressarem na vida artística.

Parque Ecológico Lagoa da Fazenda
Encravada na Fazenda dos Macacos, a Lagoa da Fazenda foi inicialmente cortada pela Estrada da Bethânia, construída por Dom José para dar acesso à sua casa de campo. Por muitos anos, a Lagoa permaneceu sendo ponto de lazer dos habitantes de Sobral, que vinham se beneficiar da amena aragem do lugar e contemplar os perfumados aguapés. Entre 1987 e 1990, foram iniciadas obras de recuperação, saneamento e urbanização da Lagoa, transformada em Parque Ecológico inaugurado em outubro de 1993. O Parque, que ocupa uma área de 19,2 hectares, possui: o Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu de Saboya Magalhães, administrado pela UVA, com capacidade para 2 mil pessoas, um bosque, área de lazer com restaurantes, play-ground, pista de cooper, quadra de esporte aberta e espelho dágua natural da Lagoa da Fazenda.
Museu Dom José de Sobral

Dotado de incansável espírito empreendedor, Dom José Tupinambá da Frota coletou, entre os anos de 1916 e 1959, um acervo de quase 5.000 peças reunidas no Museu Diocesano, considerado o 5º do Brasil em Arte-Sacra e Decorativa, pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). Fundado a 29 de março de 1951 e inaugurado oficialmente a 10 de março de 1971, o Museu Diocesano, hoje denominado Museu Dom José, é um magnífico painel da história social de Sobral e municípios norte-cearenses. Possui acervo de coleções raras de meio de transportes, como liteiras e cadeiras de arruar; porcelanas e cristais da Boêmia, Baccarat, Limoges, e louças de Companhia das Índias Ocidentais; pratarias, artesanato regional, arte indígena, peças arqueológicas que suscitam a curiosidade dos estudiosos que buscam sítios da região. Encontramos ainda expressiva coleção de arte-sacra, notadamente imaginária, cálices, oratórios, castiçais e demais objetos de culto que confirmam, por sua variedade e quantidade, o elevado sentimento de religiosidade do povo sobralense. O prédio onde está instalado o Museu Dom José foi construído em 1844.

Museu do Eclipse
Em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, Sobral inaugurou, no dia 29 de maio de 1999, o Museu do Eclipse. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade. Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas. Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, encobertas por um gramado, não agredindo o projeto urbanístico da praça. 
Paço Municipal
A partir de 1979, a Prefeitura de Sobral passou a funcionar em novo prédio, no Bairro do Junco. Antes, funcionava no edifício da atual Câmara de Vereadores, na Praça da Matriz. Denominado Palácio Municipal de Sobral, foi construído na gestão do Prefeito Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, com recursos municipais. É a mais moderna e confortável obra arquitetônica desta cidade, reassumindo a postura de Prefeitura mais bonita do Ceará.
Teatro São João

O Teatro São João, de inspiração italiana em estilo neoclássico, é um dos raros exemplos brasileiros do período que apresentam na fachada um frontão em arco, o que não ocorre com o Teatro Santa Isabel, do Recife, considerado por muitos como o modelo inspirador do projeto do teatro de Sobral. Outros pontos diferenciam o teatro sobralense do pernambucano: o primeiro possui um pavimento a menos enele não constam as torrinhas ou gerais, apresentadas pelo segundo. Juntamente com o Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e com o Teatro da Ribeira dos Icós, o Teatro São João forma a tríade dos teatros-monumentos existentes no Ceará. Localizado na Praça São João, hoje Dr. Antônio Ibiapina, o Teatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, através do Decreto nº 16237, de 30/11/1983. A Praça do Teatro São João é um dos mais importantes espaços culturais de Sobral, por abrigar o Teatro, o Museu Dom José, a Igreja Menino Deus e a Casa da Cultura.


hspace=0 EVENTOS
 Julho
- EXPONORTE - Exposição Agropecuária
- FENAIVA - Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú
 Setembro
05 - Aniversário da cidade
05 - FENAIVA - Feira de Negócios Artesa nais e Industriais do Vale do Acaraú
 Outubro
10 à 12 - Sobral Folia
 Novembro
15 - Carnabral
 Dezembro
08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição  
hspace=0 Informações Úteis


Prefeitura Municipal de Sobral.

hspace=0 cultura@sobral.ce.gov.br hspace=0 (88) 3611-2712

hspace=0
hspace=0 




hspace=0
hspace=0 

hspace=0  Terminal Rodoviário:  Rua Cons. Rodrigues Jr.  Fone:  (88)  611-5599




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você no Blog Nordestinos Paulistanos
jornalista cidadão.
Envie textos
fotos, vídeos
Cultura,história da cidade,causos,linguajar,poesia,cordéis e muito mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...